Avaliação educacional: modalidades, funções e implicações nas práticas pedagógicas

Saíde Augusto

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v4i16.616

Palavras-chave:

Avaliação, Modalidades, funções, Ensino, aprendizagem

Resumo

A avaliação no âmbito educacional desempenha funções diversificadas, dependendo para isso, dos objectivos e das finalidades que o avaliador pretende alcançar, como controlo, orientação, diagnóstico, certificação e melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. Ela é composta, essencialmente, por três modalidades cada uma com finalidades e funções específicas, sendo que avaliação diagnóstica procura analisar o ponto de partida dos alunos e prever resultados, permitindo aos professores ajustes nas estratégias de ensino. Por outro lado, a avaliação formativa actua como ferramenta reguladora e metacognitiva, promovendo feedbacks, adaptações e reorientação de métodos e o desenvolvimento de habilidades de auto-monitoramento, tanto para alunos como para professores. Já a avaliação sumativa ocorre ao final de ciclos de aprendizagem, classificando e certificando os alunos, embora carregue riscos de criar clima de ansiedade, baixa auto-estima e promover uma visão autoritária do ensino. O estudo resultou da revisão da literatura e seguiu uma abordagem qualitativa. Como resultado da reflexão, o estudo destaca que, a avaliação deve ser encarada como um componente crítico e reflexivo do currículo, contribuindo para práticas pedagógicas mais eficazes e centradas na aprendizagem significativa do aluno. Ressalta-se também que o uso excessivo de notas na avaliação sumativa pode limitar a compreensão da aprendizagem e gerar práticas pouco transformadoras, porém seu papel de informar à sociedade e valorizar os esforços de professores e alunos é fundamental. Por fim, a reflexão enfatiza a importância de uma abordagem integrada e crítica à avaliação, que valorize práticas formativas e promova o desenvolvimento integral do estudante, contribuindo para uma educação mais justa, equitativa e orientada para a formação de cidadãos críticos e autónomos

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Publicado

13-10-2025

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