Avaliação do desempenho de professores no ensino secundário e seu contributo à melhoria da qualidade de educação
Olga João Caetano , Felipe André Angst , Sílvia R. P. E. Alves do Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i16.622Palavras-chave:
Professores, Avaliação do desempenho, Qualidade e Educação..Resumo
A busca pela excelência no processo educativo tem impulsionado reflexões globais sobre a avaliação do desempenho docente, incluindo em Moçambique. Essa necessidade levou-nos a desenvolver esta pesquisa intitulada: avaliação do desempenho de professores e seu impacto na melhoria da qualidade de educação numa escola secundária. O objectivo principal é compreender de que forma a avaliação do desempenho dos professores influencia na elevação da qualidade do ensino. Tendo em conta a natureza desta investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que se baseou na leitura de obras, artigos científicos, decretos, que abordam sobre o tema, com uma abordagem qualitativa no quadro do paradigma interpretativo. Os resultados revelaram que a avaliação do desempenho docente constitui um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade da educação, uma vez que influencia directamente o desempenho profissional dos professores e a qualidade do ensino. Adicionalmente, configura-se como uma ferramenta importante para aferir a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, exercendo um impacto significativo na transformação social. Conclui-se que a avaliação do desempenho docente no ensino secundário pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação, desde que esteja fundamentada em princípios que visem o aperfeiçoamento das actividades do professor. Essa abordagem deve promover a eficiência no exercício da função docente, refletindo-se positivamente nos resultados escolares e, consequentemente, na elevação da qualidade do ensino.