Aprendizagem centrada no estudante: uma análise das implicações pedagógicas a luz das práticas inovadoras em vigor nas instituições de ensino superior (IES)
Bonifácio da Piedade, Amadeu Ernesto Amadeu Amilai
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v4i16.605Palavras-chave:
ensino superior, aprendizagem centrada nos estudantes, metodologias activasResumo
A aprendizagem centrada nos estudantes representa uma mudança paradigmática no ensino superior, deslocando o foco do professor como único transmissor de conhecimento para o estudante como protagonista do próprio processo de ensino e aprendizagem. Esta abordagem valoriza a autonomia, o pensamento crítico, a colaboração e a construção activa do saber, exigindo das instituições de ensino superior (IES) a adopção de práticas pedagógicas inovadoras. O presente estudo procura compreender as implicações pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem nas universidades no contexto actual. Observa-se que tais práticas promovem maior engajamento dos estudantes e um aprendizado mais significativo. No entanto, sua efectividade está condicionada à formação docente, à cultura institucional e ao suporte pedagógico e tecnológico oferecido pelas IES. Assim, investigar as práticas inovadoras já adoptadas por instituições de ensino superior e suas implicações pedagógicas permite não apenas mapear o estado da arte sobre o tema, mas também contribuir com subsídios teóricos e práticos para aprimorar a formação universitária. O artigo, resulta de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, fazendo referência de diversos autores que discutem sobre as novas abordagens das instituições do ensino superior. Conclui--se que a consolidação da aprendizagem centrada nos estudantes requer um redesenho curricular, estratégias avaliativas coerentes e um ambiente educacional que estimule a participação activa e o desenvolvimento integral dos discentes