Importância do Diálogo Entre o Gestor da Escola e o Corpo Docente

Adolfo Isidro Mocoque, Lino Marques Samuel

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v4i16.602

Palavras-chave:

Gestão escolar, Diálogo, Participação docente, Liderança educativa, Cultura colaborativa

Resumo

O presente artigo analisa a importância do diálogo entre o gestor escolar e o corpo docente no âmbito da gestão democrática das organizações educativas. Partindo de uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, a investigação apoia-se em autores clássicos e contemporâneos da área da educação, com destaque para Paulo Freire, Victor Paro, José Carlos Libâneo e Heloísa Luck. A análise desenvolve-se em torno de eixos temáticos fundamentais, nomeadamente: papel da liderança na gestão escolar, o papel comunicacional da liderança educativa, importância do diálogo na gestão escolar, gestão participativa e democrática na escola, participação docente e formação continuada e as barreiras institucionais que dificultam a comunicação efectiva. Conclui-se que o diálogo não é apenas um instrumento técnico de gestão, mas um valor ético e político que sustenta práticas pedagógicas democráticas e promove ambientes escolares mais justos, inclusivos e transformadores. A promoção de uma cultura de escuta, partilha e co-responsabilidade no interior das escolas depende, em grande medida, da postura dialógica dos gestores e da criação de condições para a participação efectiva do corpo docente nas decisões pedagógicas e administrativas. O artigo propõe, assim, uma reflexão crítica sobre os fundamentos comunicacionais da gestão educativa, sublinhando a centralidade do diálogo na consolidação de uma escola pública de qualidade, equitativa e orientada para o bem comum.

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Publicado

13-10-2025

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