Gestão de Conflitos como ferramenta de Desenvolvimento Organizacional- Uma Análise na Perspectiva de Gestão de Mudanças
Simplicio Tiago Justo Felisberto , Iordanilson Chirindza, Rasmim Mario
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v4i16.619Palavras-chave:
conflito, mudança, Desenvolvimento organizacionalResumo
O conflito está sempre presente no quotidiano das pessoas e organizações, tornando-se um fenómeno inevitável que quando ignorada e não sendo tomadas as devidas medidas necessárias para contensão, podem custar caro as pessoas e organizações. Aliado a este facto, vive-se actualmente, um cenário competitivo, instável, e de rápidas mudanças, exigindo-se das organizações flexibilidade, criatividade e inovação por forma a responder a essas demandas. As organizações nesta senda, precisam se focalizar em gerir mudanças, o ambiente conflituoso na empresa e estimular ambientes que incentivam as pessoas a cooperação, criatividade e inovação de modo a conquistar a melhoria dos seus produtos e serviços visando sobreviver e conquistar vantagens competitivas. Assim, o presente artigo de cunho teórico embasada numa revisão da literatura na área de Gestão de Recursos Humanos, apresenta uma reflexão teórica, sobre os conceitos e abordagens relacionados a gestão de conflitos e sua relação com o desenvolvimento organizacional. A justificativa do desenvolvimento do presente estudo prende-se na tentativa de compreender a influência da gestão de conflitos no processo de desenvolvimento organizacional. Ao final, constatou-se que, a gestão de conflitos quando aplicada numa perspectiva visando garantir mudanças continuas e necessárias, seguindo o conceito de DO produz efeitos positivos sobre a eficácia organizacional, pois, permite com que a organização explore dos seus participantes a criatividade e inovação e eliminado a estagnação e proporcionando um insumo necessários as organizações que pretendem evoluir e se adaptar as rápidas imposições do meio ambiente. Por um outro lado, revela-se que a gestão de conflitos não somente configura-se como desejável, mas também tendem a tornar-se um imperativo para as organizações que desejam sobreviver e prosperar no mercado. Outrossim, esta exerce um papel chave na melhoria do desempenho da organização a medida em que focaliza a melhoria do desempenho e mudança continua