Gestão curricular flexível: impactos na aprendizagem dos alunos
Palvina Manuel Nhambi
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i16.599Palavras-chave:
Gestão curricular flexível, diferenciação inclusiva e autonomiaResumo
O artigo aborda sobre o papel da gestão curricular flexível e seu impacto no 
desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, por isso, 
pretende-se compreender como é que a gestão curricular flexível impacta na 
aprendizagem dos alunos. De modo específico, a pesquisa procura identificar 
as práticas da implementação do currículo na escola em estudo, descrever os 
impactos da gestão curricular flexível na aprendizagem dos alunos e por fim 
apresentar os desafios do professor na flexibilização do currículo. 
Metodologicamente, seguiu uma abordagem qualitativa, quanto aos 
objectivos é descritiva e aos procedimentos técnicos é de campo, visto que 
para a sua concretização foi necessário colher dados no seio dos professores 
através das entrevistas. As conclusões revelam que a implementação do 
currículo se limita ao que está previsto no currículo oficial e é feito de acordo 
com cada professor. O impacto da gestão flexível curricular é positivo, mas 
também negativo. Positivo quando inclui matérias locais, que facilitam a 
compreensão dos alunos. Negativo em circunstâncias em que o currículo local 
é ignorado, que é o caso da escola em estudo. E por fim foram apontados 
como desafios da implementação da gestão curricular flexível, a não 
colaboração dos integrantes e a condução de profissionais não competentes 
para cargos de gestão escolar, contribuindo assim para a perca da autonomia 
da escola e do professor. Esta realidade mostra que há ainda um percurso a 
ser trilhado para que as escolas, os professores e as comunidades percebam 
que o currículo não é algo estático e que o contexto de cada local deve ser 
valorizado
 
											