Desvendando o uso da Inteligência Artificial na educação superior à distância

Bonifácio Luís Carvalho Conde

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i16.522

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação à distância, Ensino universitário, Ensino-aprendizagem

Resumo

As novas tecnologias estão remodelando o cenário educacional, e a Inteligência Artificial (IA), em particular, destaca-se como o avanço tecnológico de maior impacto. A IA já está deixando sua marca, transformando tanto a maneira como os estudantes aprendem quanto a forma como os educadores ensinam. Contudo, à medida que a IA se integra mais profundamente no âmbito educacional, surgem preocupações significativas sobre seu uso responsável e formativo. Este estudo investiga o impacto da IA na educação à distância (EaD) e, distinguindo-se de outras abordagens focadas apenas em desafios, busca propor soluções concretas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, utilizou-se uma pesquisa exploratória, combinando a revisão bibliográfica com um estudo de caso. Foram explorados estudos relevantes sobre a IA, seus desafios e sua relação com a educação. Além disso, foram coletados dados sobre a utilização de ferramentas de IA por estudantes de uma instituição de ensino superior na resolução de tarefas acadêmicas disponíveis na plataforma educativa. Os resultados mostraram que os estudantes estão familiarizados com essa tecnologia e a utilizam ativamente em suas atividades. No entanto, foram identificadas questões críticas, como a originalidade dos trabalhos académicos, a vulneração dos direitos autorais, a degradação da autonomia intelectual, a diminuição da habilidade para resolver problemas, a prevalência do plágio e a dependência excessiva das ferramentas da IA. A pesquisa conclui que é crucial desenvolver e implementar estratégias pedagógicas inovadoras que permitam a integração equilibrada da IA no ensino superior. Isso contribui para assegurar a preservação da criatividade, do pensamento crítico e da produção científica alinhada aos valores éticos.

Referências

Bezerra, E. et al. (2024). O impacto do uso da inteligência artificial no ensino e aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciência e Educação (REASE), 7, 1211-1220.

Carro Fernández, G. (2023) ¿Por qué le llaman inteligencia artificial si no es inteligente? Brétigny-sur-Orge: s.ed.

Grupo de Peritos de Alto Nível sobre a Inteligência Artificial (2019). Orientações éticas para uma IA de confiança. Bruxelas: Comissão Europeia.

Kloeckner, F. (2023). Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior: uma revisão narrativa. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 9, 15533-15550.

Kong, M. (1993). Inteligencia artificial. Lima: Pontificia Universidad Católica. Fondo Editorial.

Matenga, J.; Rodas, C. (2024). Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique. Percursos, recuperado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22990.

Millán Jiménez, A. (1993). Mente, cerebro e inteligencia artificial. Múrcia: Universidad de Múrcia – Secretariado de Publicaciones.

Moret Bonillo, V.; Alonso Betanzos, A. (1998). Fundamentos de inteligencia Artificial. Santiago de Compostela: Univerdiade da Coruña – Servicios de publicacións.

Mussa, S. (2023). Impacto da Inteligência Artificial nas universidades moçambicanas: desafios e oportunidades. Revista Científica da UNISCED, 1, recuperado em: https://revista.unisced.edu.mz/index.php/unisced/issue/view/1.

Rouhiainen, L. (2018). Inteligencia artificial. 101 cosas que debes saber hoy sobre nuestro futuro. Barcelona: Alienta Editora.

Santos, A et al. (2024). Inteligência Artificial (IA) na Educação à Distância (EAD): vantagens, desvantagens e desafios. Revista International Seven Multidisciplinary Journal, 4, 1283-1291.

Silva, K. et al. (2024). Inteligência artificial nos processos de ensino e aprendizagem. Revista Humana Res, 10, 176-188.

Downloads

Publicado

10-10-2025

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>