O O papel dos Saberes Locais e da Educação Comunitária na Consolidação da Educação Formal em Moçambique: Um estudo nos Distritos da Beira, Caia e Búzi no Âmbito do Pacto Educativo Global
Alberto Malequeta, Maria Teresa Salite, Amad Gil Anduluce
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i16.523Palavras-chave:
Saberes locais, Educação Comunitária, Educação formal , políticas educacionaisResumo
Este estudo investiga o papel dos saberes locais e da educação comunitária na promoção da educação formal em áfrica, destacando as conexões com o pacto educativo global. A pesquisa parte do pressuposto de que a integração dos conhecimentos tradicionais pode contribuir significativamente para um ensino mais contextualizado e eficaz. No entanto, desafios como currículos descontextualizados, formação docente integrada e falta de políticas educacionais adaptadas à realidade africana ainda dificultam essa implementação. O objecto da pesquisa é compreender como os saberes locais e a participação comunitária podem fortalecer a educação formal, promovendo uma aprendizagem mais significativa e culturalmente relevante. A metodologia adoptada foi qualitativa, baseada em entrevistas com professores, líderes comunitários, pais, encarregados de educação e estudantes dos distritos da Beira, Caia e Búzi, além da analise documental de políticas educacionais africanas e globais. Os resultados indicam que a maioria dos participantes confirmam a importância da valorização dos conhecimentos locais no ambiente escolar. No entanto, apontam que a formação docente permanece centrada em modelos ocidentais, dificultando a adaptação das metodologias de ensino às realidades socioculturais africanas. Além disso, observa-se uma desconexão entre as directrizes educacionais e a realidade das escolas, comprometendo a implementação de um ensino integrador. Conclui-se que a incorporação dos saberes comunitários na educação formal requer mudanças estruturais, incluindo a adaptação dos currículos, a capacitação dos professores e o fortalecimento das políticas educacionais que promovam uma abordagem “global”, combinando perspectivas locais e globais. Assim, o estudo contribui para o debate sobre a necessidade de um modelo educacional mais inclusivo e contextualizado em África.